EXAMES SÁ E PECH

Eletrocardiograma

Exame que registra a atividade elétrica do coração, usualmente realizado em repouso. É um exame barato, de rotina, que faz parte do check-up cardiológico e oferece muitas informações ao cardiologista.

Holter de 24h

Monitorização convencional de 3 canais. Modalidade consagrada na avaliação de arritmias cardíacas e sintomas cardiovasculares à elas relacionados;

Monitor de eventos

dispositivo capaz de gravar eventos sentidos pelo paciente ( o mesmo deve apertar um botão de gravação localizado no corpo do aparelho ) permitindo a análise e correlação do evento com o sintoma. Menos eletrodos que o aparelho de holter convencional facilitando o manejo e a tolerância do paciente. Junto com o aparelho e os eletrodos o paciente recebe uma bateria sobressalente e seu carregador, permitindo que a monitorização seja estendida pelo tempo que o seu médico julgar necessário;

Monitorização Prolongada Via Internet

semelhante ao monitor de eventos convencional esta modalidade permite adicionalmente, a monitorização remota dos eventos gravados pelo acionamento do aparelho feito pelo paciente. O paciente recebe um número de emergência para ligar caso tenha algum sintoma e avisa que acionou o aparelho. Faremos a análise e o contato com seu médico.

Monitorização Prolongada Contínua

esta forma de monitorização grava continuamente o registro eletrocardiográfico e permite na sua análise identificar eventos mesmo assintomáticos (diferente do monitor de eventos que requer o acionamento pelo paciente logo dependente de sintoma ). A análise é feita a cada 7 dias, ou em período mais curto, caso haja algum sintoma digno de nota. Findado os 7 dias, seu chip é trocado, habilitando a monitorização por novos 7 dias, e assim por diante. Sugerimos esta modalidade particularmente para pacientes onde se busque arritmias assintomáticas, em especial a fibrilação atrial paroxística, cada vez mais relacionada à AVEs tidos como criptogênicos. Propomos um pacote de monitorização de 28 dias para este tipo específico de paciente buscando enfaticamente episódios de fibrilação atrial.

Monitorização Implantável

quando a periodicidade do evento é incerta ou mesmo muito prolongada, o uso prolongado de eletrodos pode ser lesiva à pele e exaustiva. Monitores implantáveis com diâmetros cada vez menores podem permitir esta avaliação. Este procedimento, até o presente momento precisa ser realizado em ambiente hospitalar, porém é útil em grupos de pacientes com as características referidas.