Coração acelerado, lento ou irregular?

Chamamos de arritmias cardíacas qualquer alteração da frequência ou do ritmo do coração.

Diversos aspectos cercam essas alterações, indo da total falta de sintomas ao risco de morte súbita. É papel investigativo do médico saber se uma queixa representa ameaça à vida ou uma simples variação da normalidade.

Frente a hipótese de uma arritmia o primeiro passo para o planejamento é buscar a documentação eletrocardiográfica deste distúrbio. Entretanto, devido ao caráter frequentemente intermitente e passageiro dessa condição, muitas vezes isso não é possível. É cenário comum na prática médica a arritmia já ter terminado quando o paciente procura assistência e, nesse momento, alterações no exame ou no eletrocardiograma podem não estar mais presentes.

Podemos então documentar estas alterações? E com qualquer periodicidade?

A resposta é sim.

Seja com um tradicional Holter de 24h, ideal para aquele paciente que possui sintomas diários ou com os monitores de eventos, úteis nas queixas mais esporádicas, dispomos de recursos que nos permitem o reconhecimento das alterações elétricas cardíacas e sua fidedigna correlação com eventuais sintomas.

É preciso esperar retirar o exame para termos acesso ao diagnóstico?

A resposta é não.

Ferramentas de monitorização on line disponíveis em alguns dos nossos aparelhos, permitem o acompanhamento do paciente em tempo real. Não há retardo no diagnóstico, e em casos selecionados, possibilita avaliar o efeito da terapêutica empregada.

Mas e se os eventos forem assintomáticos, temos como documentá-los?

Sim, temos.

Outra modalidade que oferecemos é a monitorização com Holter prolongado. Externos ou até mesmo implantáveis, permitem uma monitorização ininterrupta e pelo tempo que for necessário, documentando até mesmo eventos não percebidos pelo paciente, e que podem ter relevância na investigação do seu quadro.

Conclusão:

Diversas ferramentas de monitorização hoje fazem parte do arsenal disponível ao médico para a documentação dos distúrbios do ritmo.  Oferecê-los aos médicos assistentes e auxiliá-los na escolha do melhor método é nosso objetivo.

Os compromissos da nossa empresa:

  • Disponibilidade imediata para colocação ambulatorial ou domiciliar
  • Telefone emergencial 24h para os pacientes na modalidade de monitorização on line
  • Excelências nos laudos: Rapidez, contato com médico solicitante e dupla checagem dos laudos por profissionais especializados em arritmias cardíacas